Todos esses carros estão saindo da fábrica, com a mesma transmissão DCT e software. É lógico pensar que quaisquer problemas que vocês estejam enfrentando estão muito presentes em todos os carros.
Eu sinto o cheiro de um recall / ação judicial coletiva a seguir.
Eu recebi meu XRT em 12/07/24.
Em 2 ocasiões após receber o veículo, experimentei um estrondo alto e uma trepidação do Santa Fe enquanto saía lentamente de uma vaga de estacionamento. Na primeira vez, não tinha certeza se tinha feito algo errado, então segui meu caminho.
A segunda vez, eu estava saindo de uma vaga na concessionária Hyundai depois de perguntar sobre uma troca de óleo antecipada. Desta vez, eu sabia que não era eu. Tive que sair para outro compromisso, então liguei para a central de atendimento quando cheguei em casa para avisá-los sobre o problema. Foi então que me disseram que havia um recall que poderia resolver a situação e marquei uma consulta para o dia 26 de julho. Não dirigi o veículo até levá-lo à central de atendimento naquele dia.
O serviço foi o número do recall 24-01-055H, atualização de software TCU e inspeção para ruído ou danos na transmissão (Recall 263). Baixei uma cópia do Boletim de Serviço Técnico (9 páginas), então eu sabia que levaria um pouco de tempo, pois é bastante complexo. O problema é que a trava de estacionamento engatou sozinha durante o movimento.
Enquanto esperava pelo serviço, pude observar o técnico realizar a atualização e inspeção necessárias pela janela na área de espera. Ele parecia saber o que estava fazendo.
Tenho várias preocupações sobre esta situação:
Item 1. Sinto que isso nunca deveria ter acontecido, pois as informações do recall afirmam: “Conforme exigido por
lei federal, os revendedores não devem entregar veículos novos para venda ou arrendamento a clientes até que todos os recalls em aberto tenham sido realizados”.
Item 2. Parte do recall exige que o técnico tire fotos de certos itens durante o processo para determinar a extensão dos danos externos (se houver) como parte do registro. Obtive cópias dessas fotos para meu registro pessoal.
Item 3. Estou presumindo que a devolução do meu veículo após o serviço indica que nenhum dano externo foi notado. No entanto, estou preocupado com danos internos neste momento. O engate repentino da trava de estacionamento foi tão severo que estou preocupado que danos internos possam ter ocorrido e/ou fragmentos ou raspas de metal tenham sido produzidos que, eventualmente, poderiam causar uma falha importante, deixando-me encalhado.
Provavelmente vou drenar e reabastecer o óleo/fluido da transmissão, uma amostra fornecida a um laboratório independente de análise de óleo para verificar se há partículas de metal presentes. Neste ponto, não posso confiar no veículo até ter certeza de que os componentes internos não foram comprometidos.
Eu sei que a Hyundai tem uma garantia de trem de força admirável, mas isso não é muito consolo.