Uau, é bom saber que não estou sozinho neste pesadelo do motor Santa Fe! Estou no meio disso com uma batalha legal extra. Tenho uma longa história, a minha começa como a de todos aqui, mas o final pode fazer você se sentir melhor sobre a sua....
Tenho um Santa Fe Sport 2017 e moro em San Diego. Sou o segundo proprietário, tendo-o adquirido com 17.000 milhas em 2019. Consegui um bom negócio e paguei pela garantia estendida quando o comprei. Desde então, tenho amado absolutamente este carro!
Por volta de 75.000 milhas, vi pela primeira vez a luz do óleo acender. Eu tinha sido meticuloso em fazer a manutenção na concessionária e não tinha ouvido falar de nenhum problema com este carro, principalmente porque não tinha tido motivos para pesquisar. Afinal, de acordo com as avaliações, era o SUV de tamanho médio nº 1 e em termos de confiabilidade na América quando o comprei.
Levei-o na minha próxima manutenção e disse a eles que tive que adicionar 3 ou 4 litros desde a última troca de óleo, o que foi estranho. Eles olharam e disseram que eu tinha uma rachadura no cárter de óleo e que encaminhariam o relatório para o departamento de garantia. Eu disse a eles que não vi nenhuma gota sob meu carro, então não acho que perderia "litros" por uma rachadura. Mencionei que estava saindo do país por algumas semanas a trabalho e que queria apenas que me deixassem uma mensagem de quando vir para cuidar disso.
Volto sem mensagens. Ligo para eles 5 vezes, deixando uma mensagem para que alguém entre em contato comigo e, claro, sem retorno de ligações. A concessionária para a qual levo o meu carro fica em outra parte da cidade, para onde normalmente não tenho motivos para ir.
Em outubro passado, finalmente fui lá para fazer alguém falar comigo. Eles então me disseram que a apresentação da garantia só era válida por 14 dias e que eu precisava trazê-lo de volta para ser examinado novamente. Pergunto quando minha garantia termina e eles me dizem 92.000. Olho e, naquele momento, estou com 93.000. Agora, acho que tenho que arcar com a substituição do cárter de óleo e lidei com a troca de óleo por conta própria, já que estou adicionando um litro a cada 2 tanques de gasolina.
Avançando para 16 de fevereiro, estou dirigindo para Lake Havasu e, de repente, a luz de verificação do motor acende e o motor começa a falhar horrivelmente no meio do deserto, depois de Barstow. Felizmente, cheguei na próxima parada e olhei ao redor sob o capô e o carro e não encontrei nada de errado visualmente. Eu tinha óleo então e quando saí de casa. Sem fumaça. Sem vazamentos. Ele ligou imediatamente e funcionou como uma porcaria, mas conseguimos chegar em Havasu, que era a única cidade de tamanho decente por perto de qualquer maneira. Na minha mente de mecânico amador, tenho um cilindro ruim, vela de ignição ou bobina.
Não há concessionárias Hyundai a menos de uma hora de Havasu. Então, passei toda a manhã de sábado tentando encontrar um mecânico móvel para vir e dar uma olhada. Há muitos deles na cidade, mas ou estavam ocupados ou não atendiam o telefone. Um deles finalmente disse que entraria em contato comigo e daria uma olhada. As horas passam, eu ligo para ele. Ele diz que vai me ligar de volta e essa é a última vez que ouço falar dele. Ele envia minhas ligações para a caixa postal.
Esta é a parte louca desta história - Encontro uma pequena oficina de reparos de automóveis que disse que me encontraria na manhã de domingo (19 de fevereiro) e pelo menos leria o código do motor. Eles foram super simpáticos, eram locais há algum tempo e tinham avaliações de 4 e 5 estrelas online e eram os únicos que me aceitariam de qualquer maneira. O código que eles leram foi o que eu suspeitava, mas era domingo de manhã, então o mecânico não poderia dar uma olhada até segunda-feira de manhã. Eu tinha que estar em Palm Springs naquela noite, então deixei com eles e aluguei um carro. É quando começo a pesquisar online para descobrir que os motores Hyundai perdem óleo e depois falham. Ótimo...
Em 20 de fevereiro, eles me dizem que meu motor está danificado. O teste de compressão mostra que o cilindro nº 3 está com 0 libras e o nº 4 com 100 libras. Os outros dois leem 190 (normal). Então, eles dizem que substituirão o motor por US$ 4.700 e que levará uma semana para instalar depois que eles o receberem. Acho que esse preço realmente não é horrível para esse trabalho. Eles precisam de US$ 2.200 para pedir o motor usado, então dou a eles o número do meu cartão de crédito e volto para casa no aluguel.
Ligo semanalmente e falo com o mecânico. Um cara simpático e falante. Em 3 semanas, ele diz que o motor finalmente chegou e que eles estavam verificando para garantir que as bombas de óleo e água estavam boas e, em seguida, instalá-lo. Passa mais uma semana e, em 12 de março, ligo para garantir que as coisas estão andando. Desta vez, um dos outros mecânicos atende e me diz que os proprietários fugiram com todo o dinheiro e que, além do diagnóstico, nada foi feito no meu carro e nenhum motor foi pedido. A única coisa que ele pode fazer como o único funcionário não remunerado restante é garantir que eu pegue meu carro de volta.
Depois de me recompor, ligo imediatamente para o meu banco e contesto as cobranças primeiro. Em 15 de março, alugo um U-Haul e dirijo 5 horas até Havasu para pegar meu carro, agradecer ao cara honesto restante lá e registrar um boletim de ocorrência sobre o negócio. Felizmente, meu carro não foi danificado e eles não o desmontaram. A polícia me informa que o proprietário/mecânico com quem eu estava falando é um criminoso condenado e um vigarista em série e que a empresa está em nome de sua filha e que ambos estão foragidos. Os US Marshalls e a polícia de Havasu estão procurando por ele.
Normalmente sou um homem muito paciente, mas liguei para a Hyundai da América do Norte e não consegui suportar sua interminável árvore telefônica que só quer me direcionar de volta a uma concessionária local. Ontem e hoje, liguei duas vezes para a minha concessionária Hyundai mais próxima. Nas duas vezes, ninguém do departamento de serviço atende, então a recepcionista fala comigo, pega minhas informações e meu problema e diz que vai encaminhá-lo ao departamento de serviço.
A recepcionista de hoje me diz que não vê a mensagem de ontem no sistema deles. Então, ela me diz que está encaminhando a mensagem de hoje para o departamento de serviço e para o gerente de serviço, rotulada como urgente. Isso foi há 2 horas e eles estão fechados agora...
Estou seriamente considerando vender meu carro como está para pagar os US$ 5.000 que devo e começar de novo com outra coisa.